Doce de Manga & Chia (resulta com várias frutas)
Olá a todos! Aqui é a Rita. Hoje trazemo-vos algo muito fácil de fazer, adaptável aos gostos de toda a gente e muito muito saboroso! O verão parece que não está a querer aparecer, mas os nossos apetites já pedem sabores frescos e tropicais. Os nossos pequenos-almoços estão lentamente a alterar-se das papas quentes para alternativas mais refrescantes, e algo que nunca dispensamos num iogurte ou torrada (com manteiga de amêndoa torrada) é o doce de fruta. Mas os tradicionais doces de compra já não são o que procuramos e, como substituto, encontrámos uma maneira muito simples e praticamente instantânea de fazer um bom doce de fruta: os doces de chia! Funcionam com qualquer fruta, desde que não oxide rapidamente (como a banana ou a maçã), e ainda podem acrescentar condimentos e sabores. Neste doce de manga, escolhemos a raspa de lima para acompanhar. Mas também podem experimentar fazer um doce de abacaxi com gengibre ralado, por exemplo, ou um doce de morango com uma pitada de canela. Ficam óptimos!
Há um senão nestes doces: têm de ser consumidos rapidamente, porque utilizam fruta fresca e não contêm qualquer açúcar adicional que ajude a preservá-los. E por isso, sugerimos que façam sempre doses reduzidas para evitar desperdícios. São uma boa escolha para refeições em grupo como um brunch com amigos, ou então para consumir durante o fim-de-semana. Façam-no numa sexta-feira à noite e nas manhãs de sábado e domingo já sabem que podem contar com algo doce e fresco para juntar aos vossos pequenos-almoços. Em breve partilhamos uma receita de uma opção de pequeno-almoço bem deliciosa e original, onde podem incluir este doce de manga. Fiquem atentos. :)
Doce de Manga & Chia
15 minutos | faz aproximadamente 1 chávena (250 ml.) de doce
Ingredientes
polpa de 1 manga madura, descascada (cerca de 2 chávenas)
sumo de 1/2 lima
2 c. sopa sementes de chia
raspa de 1 lima
PASSO A PASSO
Começar por reunir, preparar e medir todos os ingredientes. Vai melhorar a vossa dinâmica na cozinha.
Juntar a manga e o sumo de lima numa liquidificadora e triturar até obter uma mistura cremosa e homogénea.
Transferir a mistura para um frasco de vidro e juntar as sementes de chia e a raspa de lima. Misturar bem para envolver.
Colocar o frasco bem selado no frigorífico durante, no mínimo, 10 minutos, antes de servir. Depois de repousar, as sementes de chia conferem à mistura uma textura de compota.
Reservar o doce no frigorífico, num frasco ou recipiente hermético e consumir num prazo máximo de 2 a 3 dias.