Os 8 Livros de Culinária Vegan que não podes perder
Nos últimos anos, temos assistido a um aumento exponencial no interesse, e, consequentemente, na oferta de produtos e de conteúdos vegan. E não há dúvida de que esta tendência se regista também na área dos livros de cozinha! Também nós lançámos o nosso próprio livro de receitas vegan, “Vegan Para Todos”, em Abril de 2017. Nós somos consumidores ávidos deste tipo de conteúdos porque gostamos de nos manter rodeados de boas inspirações e porque adoramos comer boa comida. E nos oito livros que recomendamos neste artigo, acreditem, há muito boa comida. Esta é uma selecção de alguns dos livros que nós temos cá em casa (temos tantos, tantos… é um vício) mas há muitos outros por aí fora que ainda nem nos chegaram às mãos. Contem-nos quais são os vossos livros de culinária favoritos nos comentários, quer sejam vegan quer não!
Vegan Richa’s Indian Kitchen, de Richa Hingle
Se gostam de comida indiana autêntica e genuína (bom, e 100% vegetal), este livro da Vegan Richa é tudo o que precisam. É uma autêntica bíblia de clássicos da cozinha indiana e as receitas são muito fáceis de recriar em casa. Ok, muitas tem listas bem longas de especiarias e ingredientes… mas se forem como nós, já têm tudo na vossa despensa à espera da inspiração ideal! Os nossos favoritos são o Palak Tofu (Tofu em molho de espinafres) e Tofu Pasanda (Tofu em molho aveludado de sementes de abóbora e sementes de papoila). Coincidentemente, são dois pratos de tofu, mas há muitas receitas à base de vegetais e leguminosas.
Cook Share Eat Vegan, de Áine Carlin
Este livro, para além de ter receitas de abrir o apetite, é LINDO de se ver. As fotografias e o design têm um cuidado notável e isso, para nós, também conta. É um excelente livro para retirar ideias para pratos para deslumbrar amigos e familiares em jantares e encontros festivos. Os nossos favoritos são a Falafel Shakshuka e a Panna Cotta Three Ways.
The Plant-Based Cookbook, de Deliciously Ella
O livro de receitas vegan mais vendido de sempre foi o quarto livro da autoria da Ella Mills, do blog Deliciously Ella. Naturalmente, não podíamos deixar o ter na nossa prateleira também! Este é um must para quem adora comida caseira, receitas para a família, fáceis de elaborar e com os ingredientes do costume. Tem de tudo e está impecavelmente organizado. O Five Bean Chili with Cornbread e o Breakfast Banana Loaf são as nossas recomendações.
Bosh!, de Henry Firth e Ian Theasby
Os Bosh são uma autêntica sensação da internet e este seu primeiro livro (sim, porque entretanto já lançaram outros… nós também temos o segundo!) é prova de que a comida vegan é adequada a todo o tipo de situações. O Bosh! inclui receitas de pequenos-almoços, do mais simples ao mais elaborado, de sopas, de comidas de panela e de comidas de travessa, de comidas mexicanas e até de sushi. Os nossos favoritos? Creamy Mac & Greens e o Ultimate Chocolate Fudge Cake.
Vegan Comfort Classics, de Lauren Toyota
Este é o livro para ajudar a saciar aquela gula louca de coisas pecaminosas e ricas. Donuts, bolos, fritos, sandes, wraps… Tudo tão fácil de fazer e sem qualquer necessidade de recorrer a ingredientes de origem animal. Ninguém – e ninguém mesmo – adivinharia que algumas destas delícias não têm ovos, leite ou manteiga. As receitas que mais nos surpreenderam foram o Baked Blueberry Cheesecake e o Fillet-o-Tempeh Sandwich.
Semear o Futuro, de Ivone e Joep Ingen HousZ
O Semear o Futuro é particularmente especial para nós – aliás, mais especial que este livro só o nosso… e se calhar, nem esse! – porque os autores são a nossa família (aquela que se escolhe, não a de sangue) e fomos nós que nos juntámos a eles para criar esta autêntica obra prima (fotografia e design). Para além de incluir a história da Quinta das Águias na sua essência, que já de si compensa a aquisição, inclui mais de 60 receitas absolutamente DELICIOSAS. Acreditem, nós provámo-las todas. É difícil escolher favoritos, mas ora bem… falemos dos Muffins de Frutos Vermelhos e do Bean Wellington.
The Uncook Book, de Tanya Maher
Não somos particularmente fãs de comida raw mas quando a comida é boa, então… é simplesmente BOA. E as receitas da Tanya Maher são um espectáculo, capazes de converter qualquer céptico! É um bom livro para retirar ideias para jantares, brunches e festas (já o fizemos inúmeras vezes) e há duas receitas que se tornaram regulares cá em casa: o Aubergine Bacon (servido com banana fatiada, uma delícia!) e as Nut-Free Bliss Balls.
Vegan 100, de Gaz Oakly (Avantgarde Vegan)
O Avantgarde Vegan entrou na cena vegan de rompante, no Instagram e no YouTube, e foi um sucesso imediato. Desde então, publicou dois livros, e este é a sua obra de estreia. O Vegan 100 é um livro de receitas moderadamente difíceis de recriar (como seitan e outras coisas que tais), são aquelas que deixamos para uma ocasião especial ou para um projecto de fim-de-semana. Mas não podíamos deixar de o mencionar, porque comida assim… é de génio! Os nossos favoritos são as Dauphinoise Potatoes e Beetroot Risotto with Candied Walnuts & Beetroot Crisps.