Granola de Pêra & Gengibre
Olá a todos! Aqui é o André. Esta é a primeira receita que partilhamos após o lançamento do blog e esperamos que cumpra com (ou até ultrapasse!) as vossas expectativas. Deixem-me começar por vos falar de um vício que ambos temos aqui por estes lados: cereais. Costumávamos comer cereais (dos açúcarados) com leite (de vaca) todos os dias, alguns dias mais do que uma vez. Isto foi muito antes de sequer nos tornarmos vegetarianos, mas foi o hábito que nos levou a tomar os nossos primeiros passos na direção de uma alimentação mais saudável: começámos a cortar com os açúcares refinados e deixámos de beber leite. Eu era particularmente intolerante à lactose de qualquer das maneiras e os açúcares deixavam sempre um rasto de mau-estar geral.
Isto quis dizer que, por uns tempos, os cereais foram eliminados das nossas rotinas quando descobrimos que a grande parte das granolas, mueslis e afins estão carregados de açúcares, conservantes e aromas artificiais. Claro que existem opções naturais e orgânicas, mas essas fogem um bocado ao nosso orçamento. Não demorámos muito a chegar à conclusão que a melhor opção era fazer a nossa própria granola. Não há melhor maneira de controlar o que entra ou não nos nossos pequenos-almoços e snacks!
Agora, voltando para esta granola BRUTAL! Temos jogado com alguns sabores diferentes para receitas de granola mas esta é absolutamente perfeita para esta altura do ano — estamos na altura da Pêra Rocha e as propriedades anti-inflamatórias do gengibre ajudam a manter as constipações à distância. Como se não bastasse, a nossa casa fica com um cheiro espectacular doce e quente sempre que a fazemos, graças à canela e ao açúcar de côco. A sério, têm de experimentar esta granola. É tão boa que se come às mãos-cheias, directamente do frasco.
Granola de Pêra & Gengibre
40 minutos | faz o suficiente para encher um frasco de 1.8L
INGREDIENTeS
INGREDIENTES SECOS
2 chávenas | 190 gr. flocos de aveia
1 1/2 chávenas | 45 gr. arroz integral tufado
1 1/2 chávenas | 130 gr. nozes, picadas grosseiramente
1/2 chávena | 90 gr. trigo sarraceno
2 c. sopa | 10 gr. sementes de linhaça
4 c. sopa | 35 gr. açúcar de côco
1 c. sopa gengibre em pó
1 1/2 c. chá canela em pó
INGREDIENTES HÚMIDOS
1/4 chávena | 60 ml. óleo de côco
1/4 chávena | 60 ml. xarope de ácer
1/3 chávena | 90 gr. puré de pêra Rocha (1 pêra grande, triturada)
1 c. chá gengibre fresco, ralado
1 chávena | 40 gr. fatias de pêra Rocha desidratada (equivalente a 4 pêras)
Passo a Passo
Começar por reunir, preparar e medir todos os ingredientes. Vai melhorar a vossa dinâmica na cozinha.
- Pré-aquecer o forno a 175ºC.
- Adicionar todos os ingredientes secos numa tigela grande e envolver.
- Numa panela pequena em lume brando, começar por derreter o óleo de côco.
- Juntar o xarope de ácer, o gengibre ralado e o puré de pêra e envolver com um batedor até estar tudo bem incorporado.
- Verter o preparado sobre os ingredientes secos e envolver bem, garantindo que não ficam especiarias no fundo da tigela.
- Espalhar a mistura sobre uma travessa (ou duas, se não tiverem uma grande o suficiente) forrada com papel vegetal e colocar no forno.
- Após 15 minutos, retirar e mexer bem a granola na travessa.
- Voltar a colocar no forno por mais 6-8 minutos, com especial atenção para não deixar torrar demasiado. Quando tiver um tom dourado e um cheiro magnífico, estará pronta.
- No último minuto, colocar as fatias de pêra Rocha desidratada no forno, sobre a granola, para ficarem crocantes.
- Retirar do forno e deixar arrefecer completamente. A granola torna-se mais crocante à medida que arrefece. Guardar num recipiente ou frasco hermético.
ESPERAMOS QUE GOSTEM!
PS - Caso tenham dificuldade em saber onde procurar alguns ingredientes desta receita, relembramos que temos na nossa página Onde Comprar uma lista de pequenas e grandes superfícies especializadas no comércio de produtos do género.