Caril (Rápido & Fácil) de Grão, Tofu & Espinafres

Receita Vegan de Caril de Grão, Tofu & Espinafres

Olá pessoal! Aqui é a Rita. Espero que estejam tão entusiasmados com esta receita quanto nós! Deixem-me dizer-vos que por muito que gostemos de ocupar o nosso tempo juntos a cozinhar, às vezes não nos sobra nem um minuto das nossas rotinas e restam-nos duas opções. Ou cozinhamos algo rápido para o almoço/jantar ou aproveitamos uma das refeições que fazemos com regularidade e congelamos, precisamente para estas ocasiões. Esta receita é uma das nossas favoritas porque não só é super rápida de fazer, como dá para servir 8 doses e ainda congela excepcionalmente bem. É seguro dizer-vos que provavelmente comemos este caril pelo menos uma vez por semana, e sem qualquer esforço. E o melhor desta receita é que não tem nada de medíocre — este é um caril delicioso, cremoso, reconfortante, e não vos deixar mal quando quiserem impressionar a vossa família ou amigos em ocasiões festivas.

Há alguns pontos que fazem desta receita uma das mais práticas que temos no nosso repertório. Para já, requer apenas ingredientes baratos que temos sempre à mão (com esta não corremos o risco de ter de sair porta fora à última da hora porque nos esquecemos de algum ingrediente estranho no supermercado!). Em segundo, os ingredientes que reunimos para este caril requerem um mínimo de manipulação e vêm praticamente prontos a ir para a panela. E por último, a forma como decidimos preparar os ingredientes que realmente a requerem também nos poupa imenso tempo e trabalho. Optámos por grão enlatado pré-cozido em vez de o demolharmos e cozermos nós próprios e por folhas de espinafres já lavadas, prontas a utilizar. Uma vez que o nosso objectivo era tornar esta receita o mais rápida e fácil possível, esmagamos o alho com um esmagador e ralamos o gengibre em vez de os picarmos finamente. Nós adoramos praticar as nossas skills de samurais da cozinha, mas às vezes compensa seguir pelo atalho.

É importante notar que tentamos cozinhar exclusivamente com ingredientes naturais e orgânicos, sempre que possível. Não há medida de tempo poupado que compense utilizar ingredientes altamente processados que não só são prejudiciais para a saúde, como não têm nem uma décima do sabor que é suposto. É escusado dizer que recomendamos que utilizem, por exemplo, grão em lata orgânico sem adição de sal, e leite de côco orgânico sem quaisquer aditivos e conservantes. Os damascos orgânicos sem dióxido de enxofre (em vez dos damascos cor-de-laranja fluorescente!) são uma excelente adição de sabor que vai complementar os restantes ingredientes. Estas são as pequenas escolhas que fazem das receitas simples as melhores.

Receita Vegan de Caril de Grão, Tofu & Espinafres
Receita Vegan de Caril de Grão, Tofu & Espinafres
Receita Vegan de Caril de Grão, Tofu & Espinafres
Receita Vegan de Caril de Grão, Tofu & Espinafres
Receita Vegan de Caril de Grão, Tofu & Espinafres
Receita Vegan de Caril de Grão, Tofu & Espinafres
Receita Vegan de Caril de Grão, Tofu & Espinafres
Receita Vegan de Caril de Grão, Tofu & Espinafres
Receita Vegan de Caril de Grão, Tofu & Espinafres

Caril (Rádipo e Fácil) de Grão,
Tofu & Espinafres

30 minutos  |  serve 8 doses

Receita Vegan de Caril de Grão, Tofu & Espinafres

INGREDIENTeS

1 c. sopa óleo de côco
1 cebola grande, picada finamente
2 dentes de alho, sem gérmen e esmagados com esmagador de alho
2 c. sopa (ou mais!) gengibre fresco, ralado
8 damascos desidratados, picados grosseiramente
3 c. sopa bem cheias caril em pó
2 latas 400ml. leite de côco
1 lata 520ml. + 1 lata 400ml. grão cozido, escorrido e lavado
500 gr. tofu, escorrido e cortado em cubos
3 chávenas bem cheias de folhas de espinafres
2 c. chá sal marinho

Servir com uns raminhos de coentros, sumo de lima e arroz basmati

Passo a passo

Começar por reunir, picar, esmagar, escorrer, cortar e medir todos os ingredientes. Vai melhorar a vossa dinâmica na cozinha. 

  1. Aquecer o óleo de côco numa panela larga em lume médio.
  2. Adicionar a cebola, o alho, o gengibre e os damascos e refogar por uns minutos, até a cebola amolecer (mas sem torrar).
  3. Adicionar o caril em pó e envolver bem no refogado. Deixar as especiarias tostar durante 1 minuto e mexer bem para que não se colem ao fundo da panela.
  4. Adicionar o leite de côco e temperar com o sal marinho, envolvendo bem.
  5. Juntar o resto dos ingredientes (excepto os espinafres), deixar levantar fervura e reduzir o lume. Estes ingredientes precisam de apenas 5 a 8 minutos para aquecer e absorver os sabores. Durante esse tempo, o leite de côco irá engrossar ligeiramente e tornar-se num molho cremoso.
  6. Adicionar as folhas de espinafres, uma chávena de cada vez e misturar bem, mesmo antes de retirar a panela do fogão. Os espinafres irão cozinhar numa questão de segundos e vosso caril estará pronto para servir!

ESPERAMOS QUE GOSTEM!

PS - Um bom caril em pó vai realmente fazer a diferença. Nós compramos o nosso no Mercado de Alvalade em Lisboa, na banca do Sadik Ahmad Mahomed, e geralmente levamos uma mistura do picante e sem picante. Para além dos habituais ingredientes como sementes de coentros, cominhos, curcuma, feno-grego e malagueta, também contém folhas de caril, louro, anis estrelado, canela, cravinho... e mais um ou outro ingrediente que não conseguimos identificar!