Smoothie de Amêndoa & Framboesa (para equilibrar as Hormonas Femininas)
Olá malta! Aqui é a Rita. Hoje trazemo-vos uma partilha um pouco diferente do habitual, bem mais aprofundada e íntima do que apenas uma receita. A receita está cá e para além de ser deliciosa, é extremamente funcional. Mas as suas propriedades merecem uma boa introdução e já que temos aqui o nosso cantinho da internet... decidimos aproveitar para falar um pouco sobre o contexto em que a criámos: a saúde feminina e o equilíbrio hormonal da Mulher.
O meu interesse por este assunto ganhou asas há cerca de 6 meses, quando decidi seguir a minha intuição e deixei de tomar a pílula. Já há muito que queria fazê-lo mas, depois de 10 anos de toma, sentia-me assustada e nervosa só de imaginar que o fazia. Aposto que é esse mesmo o cenário para muitas raparigas e mulheres em situações semelhantes. No meu caso em particular, a pílula foi uma zona de conforto que me permitiu, dos 16 aos 26 anos, não ter de lidar com as várias particularidades de cada uma das fases do ciclo menstrual: tudo era uma só fase, neutra, sem grandes sintomas ou eventos. E acima de tudo, permitia-nos a ambos, a mim e ao André, nutrir a nossa intimidade sem qualquer preocupação ou matemática. Mas a que custos? Esses variam, de mulher para mulher, e não me vou estender demasiado sobre a minha situação em particular. Mas deixo-vos aqui as minhas sugestões de leituras, produtos e superalimentos adaptogénicos que me ajudaram a encarar esta nova fase da vida com muita coragem, curiosidade e tranquilidade.
PARA LEITURA
Os melhores livros que vos posso recomendar são o Taking Charge of Your Fertility e o WomanCode, essenciais à minha compreensão do assunto. Continuam a ser ferramentas a que recorro regularmente, mesmo depois de já os ter lido de uma ponta à outra. Promovem uma abordagem holística e desmistificam uma série de mitos que teimam em manter-se presentes no diálogo sobre o funcionamento do corpo da Mulher. Graças aos conhecimentos que reuni destes livros e depois de deixar de tomar a pílula, posso dizer-vos que em 6 meses comecei a sentir-me mais forte (literalmente), mais consciente dos meus humores, sensações e emoções, a minha libido encontrou uma nova energia e a minha relação com o meu corpo é exponencialmente mais saudável.
PRODUTOS MENSTRUAIS & CONTRACEPTIVOS
Tenho sempre do meu lado dois produtos que considero verdadeiros game changers no panorama dos produtos íntimos.
O copo menstrual, por muito bizarro que me tenha soado há largos anos atrás, provou em poucos meses de utilização ser a melhor opção. Muitas mulheres não simpatizam com a ideia de utilizar um copo menstrual e todas somos condicionadas desde muito jovens a crer que as alternativas mais comuns (os tampões e os pensos higiénicos) são as únicas hipóteses a considerar. Mas para mim, é a forma mais económica, ecológica, prática e higiénica de lidar com a menstruação. Requer alguma habituação e prática para conseguir inserir e remover correctamente, mas assim que se apanha o jeito, não tem como enganar. Já experimentei várias marcas e nenhuma desilude. A OrganiCup ofereceu-me o meu mais recente copo menstrual e pedi-lhes que fizessem algo pelas nossas leitoras, em troca de uma menção. Se utilizarem o código COCOONCOOKS na vossa compra de um como menstrual da OrganiCup, os portes de envio serão gratuitos, seja qual for o destino da encomenda.
O Lady-Comp, um monitor de fertilidade inteligente com o qual podemos registar as fases do ciclo menstrual e prevenir (ou planear) uma gravidez de forma totalmente natural e eficaz. O funcionamento é muito simples, basta utilizar o termómetro do monitor para medir a temperatura basal todas as manhãs, assim que acordamos. O aparelho regista os padrões do nosso próprio ciclo e ao fim de uns meses, sabe dizer-nos exactamente quando estamos, ou não, férteis; ou seja, em que dias existe ou não a hipótese de engravidar. Fiquei encantada com o conceito do Lady-Comp depois de ter visto vários testemunhos e reviews online, e assim que tive a chance, comprei o meu. É caro, sim, mas estou muito feliz por ter investido neste pequeno aparelho. Faz parte do meu dia-a-dia e já não me imagino sem ele. Se nunca ouviram falar do Lady-Comp, espreitem o site deles para mais informações. Também os contactei para saber se estariam dispostos a mimar as nossas leitoras e deram-me o código RITA5E-C3RXA-AFW83, com o qual terão 1 ano de garantia extra e a oferta de 1 carregador de pilhas.
SUPERALIMENTOS ADAPTOGÉNICOS
E por fim, falemos do que é que mais é relevante neste nosso canto: alimentos! Criei esta receita nas primeiras semanas após ter deixado de tomar a pílula e depois de pesquisar extensivamente acerca dos alimentos que ajudam a equilibrar as hormonas femininas. Tinha todo o interesse em ajudar o meu corpo a encontrar o seu ritmo naquela fase inicial e continuo a fazer este smoothie (e outras receitas do género) regularmente, para contribuir para a manutenção do equilíbrio. Todos os ingredientes desta receita são especialmente benéficos no contexto descrito, desde a chia, à framboesa, às amêndoas e à aveia. Mas quero falar-vos um pouco mais sobre as propriedades dos três superalimentos adaptogénicos que incluí. A marca portuguesa BioSamara tem todos estes produtos e podem encontrá-los também nas lojas Terra Pura. Se gostariam de aprofundar o vosso conhecimento acerca das propriedades destes alimentos (e muitos outros), considerem o livro The Yoga of Herbs.
A maca, o mais comum dos três. É uma raiz peruana conhecida pela sua capacidade de aumentar os níveis de stamina e libido. É óptima para quem pratica desporto e uma grande ajuda para quem procura equilibrar o sistema hormonal, tanto mulheres como homens.
O shatavari em pó actua sobre todos os tecidos de vários sistemas do nosso corpo. No sistema reprodutivo, tem a capacidade de nutrir as mucosas e tonificar e rejuvenescer os orgãos reprodutores femininos. Para além de ajudar no equilíbrio das hormonas femininas, ainda fortalece o óvulo e potencia a fertilidade da mulher.
A ashwaganda é um alimento adaptogénico que também actua sobre diversos tecidos de vários sistemas do corpo. É muito útil para controlar insónias, fadiga, falta de memória e dificuldades respiratórias, mas foi incluída neste smoothie porque actua também como um alimento afrodisíaco que ajuda a regenerar o sistema hormonal e fortalecer a saúde não só da mulher, em qualquer fase do ciclo menstrual, como do feto também, em caso de gravidez.
Se leram tudo o que disse e ainda chegaram a esta parte do artigo... parabéns e muito obrigada! Hah! Esta receita ajudou-me muito e quis honrá-la (e a vocês também) com um resumo de tudo o que aprendi nesta minha transição. Por ser um artigo tão diferente do habitual, estou particularmente curiosa em saber o que acham. Comentem, entrem em contacto comigo, falem-me da vossa experiência pessoal e se gostaram desta receita. Sou toda ouvidos. :)
Aviso legal: A informação incluída neste artigo não deve ser interpretada como uma sugestão de tratamento nem considerada como substituto válido de uma avaliação médica profissional.
Smoothie de Amêndoa & Framboesa
(para equilibrar as Hormonas femininas)
5 minutos | serve 1 porção
Ingredientes
1 banana madura (à temperatura ambiente ou congelada)
1 chávena | 250 ml. leite de amêndoa
1/2 chávena | 70 gr. framboesas frescas
2 c. sopa flocos de aveia
1 c. sopa manteiga de amêndoa torrada
1 c. chá sementes de chia
1/4 c. chá canela em pó
SUPERALIMENTOS ADAPTOGÉNICOS
1 c. chá maca
1 c. chá shatavari
1/4 c. chá ashwaganda
Podem optar por apenas um ou dois destes superalimentos, e começar por acrescentar doses mais pequenas. Aumentem a dose e combinem os superalimentos gradualmente.
PASSO A PASSO
Começar por reunir, preparar e medir todos os ingredientes. Vai melhorar a vossa dinâmica na cozinha.
Juntar todos os ingredientes na liquidificadora e triturar durante 1 a 2 minutos (dependendo da potência do vosso equipamento), até que o smoothie fique bem suave e cremoso.
Transferir para um copo e servir de imediato.