Tortilha Espanhola de Batata
Olá pessoal! Aqui é o André. Desde que partilhámos a última receita, o {Xarope Anti-Inflamatório de Gengibre & Curcuma}, já fechámos projectos, passámos uns dias de férias em Roma e voltámos cheios de força para dar início a outras aventuras. E agora sim, podemos começar a pôr em prática uma das nossas intenções mais importantes para este ano: dar mais atenção ao blog e partilhar mais conteúdos. Finalmente, vamos sacudir o pó à lista de ideias para receitas! E eu insisti especificamente que fosse esta a primeira a cumprir.
As tortilhas espanholas são tipicamente feitas com ovos mas são perfeitamente "veganizáveis", se utilizarmos uma farinha muito particular que também já usámos na receita de {Vegetais à Brás}... a farinha de grão. Esta farinha é obtida através da moagem do grão-de-bico e, no fundo, não é como as de cereais, onde a fibra é, geralmente, separada do resto e se obtém apenas a farinha. A farinha de grão é mesmo o grão-de-bico completo e triturado e tem o comportamento ideal para todo o tipo de receitas onde se utilizariam ovos: frittatas, ovos mexidos, omeletes, quiches, brás e... tortilhas espanholas! Tanto quanto sabemos, nenhuma outra farinha pode ser utilizada desta forma. Mas a farinha de grão é muito barata, já se encontra em muitas superfícies comerciais e até pode ser feita em casa, com uma liquidificadora ou processador de alta intensidade.
Aqui sugerimos uma tortilha espanhola muito tradicional, com batata, cebola e pimento, mas podem juntar ou substituir por outros ingredientes que mais gostem. A receita funciona com qualquer combinação, desde que os ingredientes não contenham muita água (atenção aos tomates, por exemplo). Já fizemos frittatas de cogumelos, brócolos, alho francês, azeitonas... fica ao gosto de cada um.
TORTIlhA Espanhola de Batata
30 minutos | serve 6-8 porções
INGREDIENTeS
"OVO" DE GRÃO
1 chávena | 120 gr. farinha de grão
1 c. chá curcuma em pó
1 c. chá kala namak* (substituir por 1/2 c. chá sal marinho)
1/2 c. chá sal marinho
1/2 c. chá pimenta-preta
1 c. sopa oregãos secos
1 chávena | 250 ml. água filtrada
TORTILHA
3 c. sopa azeite virgem extra
2 cebolas médias
3 batatas para fritar médias (aprox. 400 gr.)
3 dentes de alho, sem gérmen central
1/2 pimento amarelo
1 folha de louro
1 c. chá paprika
1/2 c. chá cominhos em pó
*NOTA: o kala namak, ou sal negro, é um sal rochoso dos Himalaias, com um um teor sulfúrico elevado. Tem um sabor e aroma pungentes que se assemelham aos de ovos. É o sal ideal para este tipo de receitas, mas pode ser substituído por sal marinho.
PASSO A PASSO
Começar por reunir, preparar e medir todos os ingredientes. Vai melhorar a vossa dinâmica na cozinha.
"OVO" DE GRÃO
Combinar a farinha de grão, curcuma, kala namak, sal marinho, pimenta preta e oregãos numa tigela grande.
Misturar bem a farinha e os condimentos com um garfo e juntar a água, pouco a pouco, garantido que não se formam grumos.
Mexer bem depois de juntar toda a água e reservar.
TORTILHA
Lavar e descascar as batatas. Cortar as batatas longitudinalmente e cortar cada metade em fatias com cerca de 2 mm de espessura.
Descascar a cebola e cortar ao meio longitudinalmente. Cortar cada metade em fatias finas longitudinais (ver fotos acima).
Cortar o pimento amarelo em fatias finas.
Juntar o azeite, cebola, pimento e louro numa frigideira anti-aderente (usámos uma com 24 cm de diâmetro) sobre lume médio-alto.
Cozinhar a cebola e o pimento durante 5 minutos ou até que a cebola fique translúcida e tenra.
Juntar as batatas, paprika e cominhos, e esmagar os dentes de alho com um esmagador, para a frigideira.
Envolver bem e cozinhar sobre lume médio-alto durante 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que as batatas fiquem praticamente cozinhadas e levemente tostadas (ver fotos acima para referência).
Retirar a folha de louro e descartar. Transferir os vegetais cozinhados para a tigela com o "ovo" de grão e envolver bem.
Transferir a misturar de volta para a frigideira e espalhar bem com uma espátula ou colher de pau.
Colocar a frigideira sobre lume médio-baixo, tapar e cozinhar sem mexer durante 5 minutos. Após os 5 minutos, retirar a tampa e cozinhar mais 2 a 3 minutos.
Cuidadosamente, deslizar a tortilha para um prato grande, com a face crua para cima.
Tapar a tortilha com a frigideira (usar luvas de forno para evitar queimaduras) e cuidadosamente virar a tortilha.
Colocar novamente sobre lume médio e cozinhar durante 5 minutos.
Deslizar a tortilha cozinhada para um prato ou travessa e servir.
ESPERAMOS QUE GOSTEM!
Partilhem as vossas fotos no Instagram com o tag #cocooncooksblog para que as consigamos ver! xo