Xarope Anti-Inflamatório de Gengibre & Curcuma
Este artigo foi criado em parceria com a The Body Shop Portugal
Olá pessoal! Aqui é Rita. Antes de mais, espero que o ano de 2018 esteja a tratar-vos muito bem! Nós andamos cheios de trabalho, a preparar coisas boas sobre as quais ainda não podemos falar muito. Enquanto freelancers, temos fases de muito pouco trabalho, em que nos questionamos sobre o nosso futuro das nossas carreiras. E depois temos fases em que andamos a gerir três, quatro, cinco grandes projectos ao mesmo tempo, e mal conseguimos fazer uma pausa para respirar fundo. Estes são os momentos que o André mais adora – ele vibra sob pressão. Já eu, tenho tendência para quebrar. Começo a recear que as minhas capacidades não estejam à altura dos desafios e questiono se não será melhor tirar um ano sabático e ir viver uma temporada para uma ilha deserta, com bananas e côcos frescos a servir de alimento exclusivo. Não seria nada mau, não é? Havemos de fazer temporadas dessas, mas pelos motivos certos.
Foi precisamente numa destas alturas em que a {The Body Shop} chegou até nós com uma proposta que pareceu super interessante, logo desde o início. Mas não temos tempo para isto, pensámos. Andamos a cumprir prazos apertados e a erguer projectos do zero, sem mais pares de mãos para ajudar. Mas depois de ler o briefing umas quantas vezes e de fazer contas ao nosso calendário, chegámos à conclusão que existem oportunidades que simplesmente não se deixa escapar. Como esta! Nós inspiramo-nos em muitas coisas no que toca a comida, como viagens, refeições em restaurantes, memórias de família... Mas aliar a cosmética à alimentação não é algo que façamos muitas vezes. É um exercício divertido que nos fez puxar pela cabeça durante umas boas horas. E temos que reconhecer que a {The Body Shop} tem dado passos certeiros para tornar o mundo da cosmética numa área mais consciente e compassiva. Por estes motivos, pusemos mãos à obra.
A primeira coisa em que reparámos no Firming Shaping Serum da gama Roots of Strength foi o cheiro fresco e delicioso. É um sérum que promete hidratar e reafirmar a pele graças aos extractos naturais de três raízes: o gengibre, o ginseng e o rucus. Esta é a parte que nos toca. Ingredientes fortalecedores, com propriedades "mágicas" tanto para a pele como na alimentação. Mas como o ginseng e o rucus não são nada fáceis de encontrar e de incorporar em receitas, decidimos dar destaque ao gengibre e criar uma receita que realmente potencie o seu sabor e os seus benefícios. E arranjámos um parceiro à altura – a curcuma fresca. Estes dois rizomas têm propriedades anti-inflamatórias poderosíssimas e, em certas situações, um xarope como o que estamos agora a partilhar convosco é tão eficaz quanto o ibuprofeno! Acrescentámos o sumo de limão para garantir uma dose de vitamina C e a pimenta preta para ajudar a potenciar a curcuma: a piperina da pimenta aumenta a biodisponibilidade da curcumina da curcuma, mantém-na activa durante um período superior e torna-a mais absorvível pelo nosso sistema.
No fundo, este xarope é uma excelente forma de ajudar a combater quaisquer inflamações, e em particular as constipações que se fazem sentir nesta altura do ano. Mantenham-no no frigorífico, congelem em couvetes de gelo para acrescentar a smoothies, bebam-no à colherada e incluam-no no chá. E depois, contem-nos o que acharam! :)
XAROPE DE GENGIBRE & CURCUMA
10 minutos | faz 2 chávenas / 500 ml.
INGREDIENTES
1 chávena | 140 gr. gengibre fresco, lavado e cortado grosseiramente
1/2 chávena | 70 gr. curcuma fresca, lavada e cortada grosseiramente (substituir por 1 c. sopa bem cheia de curcuma em pó)
1/2 chávena | 125 ml. sumo de limão
1 chávena | 250 ml. xarope de malte de arroz
1 c. chá pimenta preta moída
PASSO A PASSO
Começar por reunir, preparar e medir todos os ingredientes. Vai melhorar a vossa dinâmica na cozinha.
Juntar o gengibre, a curcuma e o sumo de limão na liquidificadora e triturar durante alguns minutos, até obter uma pasta homogénea, parando para raspar os lados do copo se necessário.
Colocar uma gaze de cozinha ou um coador de malha fina sobre uma tigela grande e transferir a pasta para a tigela.
Segurar bem nas pontas para fechar a gaze e espremer a pasta com as mãos até extrair todo o sumo e sobrar apenas a fibra. Descartar a fibra.
Juntar o xarope de malte de arroz e a pimenta preta e misturar gentilmente com uma batedeira ou um garfo até ficar bem combinado.
Transferir para um jarro ou frasco com fecho hermético e reservar no frigorífico durante 2 semanas.
Este xarope pode ser consumido directamente ou incluído em leites, chás, sumos, smoothies, iogurtes, pudins de chia, papas de aveia... Sejam criativos! Para consumo directo, recomendamos que comecem em doses de 1 colher de sopa e aumentem gradualmente para 1 shot.
NOTA: A curcuma fresca pode manchar os plásticos dos utensílios de cozinha, tupperwares e copos de liquidificadoras. Para limpar os utensílios, podem preparar uma pasta de bicarbonato de sódio e água em partes iguais, cobrir as áreas manchadas com a pasta, deixar repousar durante 15-20 minutos e lavar. Se a mancha persistir, colocar os utensílios ao sol durante umas horas (não perguntem como, mas funciona).
ESPERAMOS QUE GOSTEM!
Partilhem as vossas fotos no Instagram com o tag #cocooncooksblog para que as consigamos ver! xo